Ano Novo Chinês

Julho




Calendário Chinês

O Ano Novo Chinês começa com a Lua Nova no primeiro dia do novo ano e termina na lua cheia, 15 dias depois. O calendário chinês é baseado numa combinação de movimentos lunares e solares. O ciclo lunar dura 29 a 30 dias. A fim de acertar com o calendário solar, o calendário chinês faz a inserção de um mês extra a cada poucos anos (sete anos a cada ciclo de 19). O que equivale a adicionar um dia extra no ano bissexto do calendário gregoriano. Por este motivo, o Ano Novo Chinês calha numa data diferente a cada ano.

A  véspera de Ano Novo e Dia de Ano Novo Chinês, são comemorados em família, um momento de reencontro e de agradecimento. A celebração é tradicionalmente uma cerimônia religiosa dada em honra do Céu e da Terra, os deuses da família e os antepassados. Parentes falecidos são lembrados com muito respeito, porque eles foram responsáveis ​​por lançar as bases para a fortuna e glória da família. Os espíritos dos ancestrais, juntamente com os vivos, celebram o início do Ano Novo como uma grande comunidade.

Celebrações dos 15 dias do Ano Novo Chinês

  • No 1º dia do Ano Novo Lunar dá-se “o acolhimento dos deuses dos céus e da terra.” As pessoas abstêm-se de comer carne no primeiro dia do novo ano, pois acredita-se que isso irá garantir uma vida longa e feliz.
  • No 2º dia, os chineses rezam para seus antepassados, bem como a todos os deuses. Acredita-se que o segundo dia é o aniversário de todos os cães.
  • O 3º e 4º dias são para os filhos prestarem homenagens a seus pais.
  • O 5º dia é chamado Po Woo. Neste dia as pessoas ficam em casa para acolher o Deus da Riqueza. Ninguém visita familiares e amigos no quinto dia, porque ele vai trazer a ambas as partes, má sorte.
  • Do 6º ao 10 º dia, os chineses visitam os parentes e amigos livremente. Visitam, ainda, os templos para rezar por boa sorte e saúde.
  • O 7º dia do Ano Novo chinês é o dia para os agricultores mostrarem os seus produtos. Estes agricultores fazer uma bebida a partir de sete tipos de vegetais para celebrar a ocasião. O sétimo dia é considerado o aniversário de seres humanos. Macarrão é consumido para promover a longevidade e peixe cru para o sucesso.
  • No 8º dia o povo Fujian tem outro jantar, reagrupamento familiar e à meia-noite oram para Tian Gong, o Deus do céu.
  • O 9º dia é para fazer oferendas ao Imperador de Jade.
  • Do 10º para o 12 º dia convidam-se amigos e parentes para o jantar. Depois de tanto alimento rico, no dia 13 come-se apenas mingau de arroz simples e mostarda (soma choi) para limpar o sistema.
  • O dia 14 é para os preparativos do Festival da Lanterna, que será realizado na noite do 15º dia.
  • No 15º dia do ano novo chinês realiza-se, então,  o chamado Festival da Lanterna, que é comemorado à noite. Como o nome indica as lanternas são o ponto principal deste festival, onde crianças carregam lanternas em desfile.

Os 12 animais do  Zodíaco chinês

Os 12 animais  do Zodíaco chinês, representando os 12 Ramos Terrestres são, por ordem:

  • rato
  • boi
  • tigre
  • coelho
  • dragão
  • serpente
  • cavalo
  • carneiro (ou cabra )
  • macaco
  • galo
  • cachorro
  • porco (ou javali )

A lenda explica a sequência em que os animais foram atribuídos. Supostamente, os 12 animais disputavam a primazia dos animais no ciclo de anos no calendário, por isso os deuses chineses organizaram um concurso para determinar a sua ordem. Os animais foram todos alinhados na margem de um rio e foi-lhe dada a tarefa de chegar à margem oposta. A sua ordem, no calendário, seria definida pela ordem em que os animais conseguissem alcançar o outro lado. O gato perguntou como iria atravessar se tinha medo de água. Ao mesmo tempo, o boi e perguntou como iria chegar lá com a sua deficiência visual. O rato sugeriu que ele e o gato saltassem para as costas do boi e ele mesmo, iria guiá-los. O boi era firme e trabalhador mas não percebeu o tumulto nas suas costas. Entretanto, o rato esgueirou-se por trás do gato ​​e empurrou-o para a água. Assim quando o boi chegou a terra, o rato pulou e terminou a corrida em primeiro lugar. O porco preguiçoso chegou à costa distante em décimo segundo lugar. E assim o rato começou o primeiro ano, o boi o segundo ano, e o porco no último ano. O gato terminou tarde demais para vencer em qualquer lugar no calendário, e prometeu ser o inimigo do rato para sempre.

Quando é Ano Novo Chinês 2014?

O ano novo chinês cai numa data diferente a cada ano. Ele é um importante festival anual, celebrado pelos chineses em todo o mundo. O Ano novo chinês 2014 será comemorado a 31 de Janeiro e é o ano do Cavalo, o animal mais auspicioso conforme o zodíaco chinês. Seré festejado de acordo com a tradição chinesa com atividades culturais, danças, festas, ópera chinesa, artes e ofícios, a competição de karaokê, delícias culinárias, danças de leão, competições de xadrez, eventos infantis, caligrafia, desfiles de dragão, entre outros.

O festival do Ano Novo Chinês é aberto a todos, independentemente da idade. A maioria dos países declara um feriado oficial no Ano Novo ChinêsEle é comemorado ao redor do mundo, incluindo países como Indonésia, Macau,  Malásia, Taiwan e Vietname. O Ano Novo chinês é complementado com Canções de Ano Novo chinesas que têm o significado de boa sorte, e bênçãos.

Ano Novo chinês até 2020

O ciclo de 60 anos em curso no calendário chinês começou no dia 2 de fevereiro de 1984. A seguir são apresentadas as datas para o Ano Novo chinês até 2020.

4711 Serpente 10 de fevereiro de 2013
4712 Cavalo 31 de janeiro de 2014
4713 carneiro 19 de fevereiro de 2015
4714 Macaco 09 de fevereiro de 2016
4715 Galo 28 de janeiro de 2017
4716 Cão 16 de fevereiro de 2018
4717 Javali 5 de fevereiro de 2019
4718 Rato 25 de janeiro de 2020





Fatal error: Call to undefined function wp_related_posts() in /home/anonovo/public_html/wp-content/themes/temaA/single.php on line 62