Ano novo Japonês

Fim de Ano e Ano Novo japonês

O ano novo japonês é um bom desafio a descobrir! O fim de ano japonês, é muito diferente das festas de fim de ano do mundo ocidental. Passar a passagem de ano no Japão, pode revelar-se uma experiência única, mas não espere encontrar o mesmo tipo de celebrações de Ano novo em Nova York, Londres ou Paris. No Japão, a passagem de ano vive-se de maneira diferente, com outras tradições e celebrações. A maioria das atracções turísticas, lojas e restaurantes, estão fechados nesta altura do ano. Dezembro é um mês muito atarefado para os Japoneses, com deslocações, viagens e limpezas.




Ano novo Japonês

Ano novo Japonês

Tradições de Ano novo japonês

Se optar por ir passar o Fim de Novo ao Japão, pode acompanhar as multidões que cumprem o Hatsumode, isto é, que fazem a sua primeira visita do ano a um santuário, ou templo. A visita faz-se à meia-noite na véspera de Fim de Ano, quando o sino de templo tocar. Esta celebração é realizada em quase todos os santuário e templos no Japão. Conte com um tempo de espera, para fazer a sua visita a estes locais sagrados, de, no mínimo, uma hora. Pode comprar amuletos da sorte para ter um ano novo, feliz. Estes locais recebem cerca de um milhão de visitantes, nos primeiros dias do ano.

Como templos mais procurados e famosos temos: Em Tóquio – Santuário Meiji; Em Kyoto- Fushimi Inari Taisha: Em Osaka- Sumiyoshi Taisha.

Antes da meia-noite, os sinos dos templos e santuários, tocam lentamente 108 vezes,  por todo o Japão (joya-no-kane). Estas badaladas do sino, purificam os 108 desejos mundanos. Então, os japoneses dão as boas-vindas ao novo ano.

É uma tradição japonesa enviar presentes e postais de fim de ano, para serem entregues no dia de Ano Novo japonês.

A família é muito importante para os japoneses, daí que costumem passar a passagem de ano com a família. Em família comem soba (macarrão de trigo sarraceno) que  simboliza a longevidade e bolo de arroz (mochi). Na noite de passagem de ano os japoneses saúdam-se dizendo “Yoi otoshiwo”, isto é “Tenha um bom ano”.

Os japoneses aproveitam esta época do ano para fazer uma limpeza profunda aos escritórios, casas e escolas. Desta forma começam o ano novo num estado limpo.

Fazendo parte das tradições de Ano novo japonês, muitas mulheres vestem quimono, e maiko (aprendiz de gueixa), no Ano Novo.

A cidade japonesa de Kyoto fica mágica e deslumbrante e absolutamente espectacular durante a altura da passagem de ano japonesa. Para os japoneses o Ano novo é um feriado muito religioso e algo sombrio, por isso nada parecido com as comemorações ocidentais.

Ano novo japonês – Museus e locais históricos no fim de ano

Nesta altura do ano, cidades, como Tóquio ou Osaka, ficam mais despovoadas, pois há muitas pessoas que se deslocam para visitar as famílias, ou para o exterior. Conte com congestionamentos  nas estações de comboios, aeroportos e estradas.

Muitas atracções turísticas, lojas e restaurantes estão fechados entre o dia 29 de Dezembro e 04 de Janeiro.  Embora essa tendência se tenha invertido, um pouco, ainda é difícil fazer compras, dar passeios e comer em restaurantes. As cadeias de fast-food, e os restaurantes do hotel, sãos os locais mais certos para comer nestes dias de fim de ano e ano novo.

Os Museus, Jardins e castelos, estão normalmente fechados por alguns dias nesta temporada de Fim de Ano e Ano Novo.

Apesar de proporcionar uma experiência completamente diferente da habitual, o Ano novo japonês é uma boa para aproveitar.







Categorias: Ano novo no Oriente | Tags: , , | 1 comment

1 Comentário

  1. Obrigada pela informação!!
    Mas qual é a data do ano novo japonês?????

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *