Ano Novo Tailandês 2016

Como se celebra o Ano Novo Tailandês 2016

O ano novo tailandês 2016, ou qualquer ano novo em si, é conhecido por “Songkran”. Esta palavra designa o ano novo na Tailândia, cujas festividades e tradições são muito apreciadas pelos locais e pelos turistas. Aliás, o ano novo é uma ótima época para visitar este país oriental. Entre as principais tradições do ano novo tailandês destacamos o lançamento de águas perfumadas nas imagens de Buda, os festivais de gastronomia e as brincadeiras que consistem em salpicar os outros com água, significando a purificação.




Ano Novo Tailandês 2016

Celebrações de Ano Novo Tailandês 2016

Mas afinal, o que significa a palavra “Songkran”? Este termo linguístico deriva do Sânscrito e o seu significado tem a ver com o ato de “passar” ou “entrar em”, e está relacionado com a deslocação do sol, da lua e planetas para uma nova órbita do zodíaco.

Um dos elementos mais marcantes das celebrações do ano novo tailandês 2016 é a água, que significa limpeza e purificação.

Nesta época do ano, na Tailândia, em várias localidades vivem-se tradições tais como: a limpeza de templos, banhar estátuas do Buda e molhar imagens com água perfumada, ou decorar templo. Em alguns locais do país há paradas e festas de rua.

Ano Novo Tailandês 2016 – Celebrações em Banguecoque

Em Banguecoque as celebrações de ano novo costumam durar 6 dias. Entre as várias actividades realizadas na capital tailandesa destacamos a “Visita aos nove templos reais”; a “Visita aos templos simbólicos dos Nove Reis” e a “Visita aos Nove Templos ao longo do rio Chao Phraya”. Nestas visitas a alguns dos mais emblemáticos templos de Banguecoque, os visitantes têm a oportunidade de pedir bençãos. Além das visitas aos templos, nas celebrações de ano novo em Banguecoque, as pessoas podem assistir a várias demonstrações de culinária; apresentações culturais e diversas actividades que se realizarão na rua Khao San.

Ano Novo Tailandês 2016 – norte da Tailândia

No norte da Tailândia, o ano novo tailandês celebra-se assim:

  • Em Chiang Mai, a tradição de ano novo assenta nas celebrações Lanna, que se prolongarão durante 4 dias, com paradas e apresentações culturais diversas;
  • Em Sukhotais, há várias visitas a mercados tradicionais no templo, durante 3 dias.

Ano Novo Tailandês 2016 – na região central da Tailândia

No centro da Tailândia, o ano novo tailandês celebra-se assim:

  • Em Ayutthaya, a histórica antiga capital do reino, os visitantes vestem fatos tradicionais. Além disso, os locais e os turistas podem observar os elefantes a salpicar água; receber bençãos das estátuas do Buda; assistir a procissões e ver os monges a banharem as estátuas de Buda.

Ano Novo Tailandês 2016 ao redor do mundo

As celebrações do ano novo tailandês 2016 não acontecem apenas na Tailândia, mas também em outros países do sudeste asiático, mais concretamente em Myanmar, no Camboja e em Laos, havendo também outras manifestações um pouco por todo o mundo, noemadamente no que toca às demonstrações gastronómicas.







Categorias: Ano novo no Oriente | Tags: , , | Leave a comment

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *